domingo, 25 de janeiro de 2009

Apito Inicial

O futebol do Rio de Janeiro pode parecer, atualmente, esquecido pelas grandes multidões e glórias de nossa história. Parecem perdidas no passado todas as conquistas, dando lugar a um clima de constante desconfiança e negação. Prefere-se torcer o nariz em direção ao sul e acreditar mais nos clubes paulistas, por exemplo.

O objetivo, aqui, é reencontrar um povo que acredita, sim, no futebol carioca. Uma torcida fidelíssima que, nalguns momentos, ainda enche estádios, comemora as vitórias e reconhece as derrotas. Estamos unidos por acreditarmos nos clubes do rio, por acreditarmos no próprio futebol brasileiro. Desconfiamos, na verdade, é dessa redução que vem acontecendo: a pátria das chuteiras vem se encolhendo, perdendo o norte, o nordeste, o centro-oeste e chegando às fronteiras do sudeste – rumo ao clima frio, ameno, estável e, por que não, estático, sem graça.

Temos, para ir nessa contracorrente, representantes das quatro maiores torcidas do Rio de Janeiro. Um tricolor, uma botafoguense, um flamenguista e um vascaíno vão discutir os grandes eventos, as transações, as derrotas e, naturalmente, vão comemorar as vitórias com vocês.

Apresentando o quarteto: Raisler, Isabela, Lucas e Rondinelli serão Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo, respectivamente.

Porque o primeiro passo para curar qualquer problema é, em vez de rir ou ignorar, dar atenção a ele. Porque futebol é esporte, cultura e paixão; não é só dinheiro, não.

0 comentários:

Postar um comentário