sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A Vênus Platinada Ataca Novamente


Meus amigos rubro-negros sempre mui bem informados acerca das questões flamengas do dia-a-dia recordarão naturalmente da mais sórdida falcatrua da história da internet brasileira. Não, caríssimo rubro-negro. Não cito neste texto as habituais manipulações eleitorais, tampouco me refiro às adulterações de documentos para encobrir as participações da Venus Platinada no vergonhoso regime militar brasileiro. Não é nada disso. Trata-se de um charlatanismo engendrado e praticado covardemente pelo portal globoesporte.com há aproximadamente três anos.

O intuito inicial deste escrito é tão somente relembrar uma fraude lamentável ocorrida durante a Copa de 2006, e com isto, preparar o espírito dos senhores para a mais nova pilantragem que nos jogará na cara a Rede Globo de Televisão neste domingo.

Para melhor elucidar os fatos, links foram anexados ao texto para efeito ilustrativo.

Na ocasião, em Junho de 2006, o supracitado portal realizava uma pesquisa entre os leitores para escolher posição por posição os jogadores da “Seleção Brasileira de todos os tempos”. Funcionava da seguinte forma: o internauta tinha em cada posição três consagrados jogadores para escolher, conforme mostra o link acima. Uma tarefa, digamos, árdua para um profundo conhecedor da história do futebol brasileiro.

A enquete durou semanas, se a memória não me falha, pois para determinar o jogador que vestiria a camisa canarinho indicada para cada posição, demoravam-se dias no processo de votação online. Observem que, a seleção foi tomando forma aos poucos. Após Ronaldinho ser eleito o camisa 11 de todos os tempos, Eis que finalmente a camisa 10 da seleção é posta à baila na enquete. Veja nestes dois links, o anúncio da disputa pela camisa 10.

Zico recebeu votação esmagadora, e em todas as parciais a diferença se mostrava cada vez mais abissal. É claro que o portal globoesporte.com percebendo que Pelé seria clamorosamente derrotado por Zico na disputa pela camisa 10 – pois tinham a convicção de que Pelé ganharia com facilidade --, começou a apelar com inacreditáveis propagandas pró-pelé. Reparem que a matéria nos diz que Zico supera Pelé com o dobro da votação. Observem também que o discurso começa a mudar e a tão festejada disputa da “camisa 10” não é mais citada, o site passa a falar da “meia-esquerda” de todos os tempos. Era sem dúvida um prenúncio da crocodilagem que viria adiante.

Finalmente encerra-se a votação e, como todos esperavam, o Rei Arthur supera Pelé com impiedosos e esmagadores 79% (setenta e nove por cento) da preferência, o que lhe daria o inalienável direito à camisa de número 10, conforme foi divulgado durante a disputa.

A Torcida do Flamengo e os fãs do futebol de Zico foram imediatamente à página da enquete para confirmar a vitória e ver o nome Zico assinalado como vencedor da disputa pela camisa 10. E o que encontraram foi extremamente lamentável. Seguramente a maior sacanagem já produzida por esse portal de quinta. Eles tiveram a coragem de jogar da cara incrédula de milhões de torcedores este resultado.

Perceberam? Retiraram vergonhosamente o número 10 da disputa, e não satisfeitos, retiraram também o nome do Pelé da pesquisa. Ou seja, uma propaganda enganosa do site. Pois anunciaram durante todo o tempo a camisa 10 como prêmio, mas na hora da premiação deram a camisa 9 e retiraram despudoradamente o nome do seu “queridinho” que saíra derrotado na pesquisa. Uma atitude vergonhosa, nojenta, abjeta, digna da história das organizações globo.

Qual moral ou credibilidade tem esse site para usar Zico em suas enquetes após atitudes tão tacanhas e sujas?

Lembro-me que na época, cheguei a enviar um e-mail para o diário argentino Olé (já que eles amam o Pelé) explicando essa falcatrua detalhadamente. Em pouco menos de 2 horas, lá estava a notícia publicada no diário, tirando aquele tradicional sarro. E segundo a mesma nota do diário argentino, parece que receberam uma ligação do diretor do globoesporte.com “minimizando” o ocorrido. Foi a gota d’água. Infelizmente, os links originais das páginas foram retirados do ar.

O que me emputece nessa patacoada toda é que passados três anos após essa cafajestagem, o portal ainda tem a caradura de colocar o sacratíssimo nome de Zico numa nova enquete ainda mais insana. Uma pesquisa que mira a opinião de torcedores que, pela idade, só podem opininar sobre UM dos canditados, no caso, o argelino Zidane. Ou os senhores acham mesmo que a emissora seguirá essa linha comparativa entre jogadores de épocas diferentes e fará na próxima rodada uma disputa entre Maradora e seu queridinho Pelé? Evidente que não. A comparação Pelé x Maradona, no que diz respeito à épocas distintas, é similar à comparação Zico x Zidane. Mas é claro que a infinita falta de vergonha na cara daquela gente não permitirá que haja enquetes comparativas entre Pelé e Maradona, já que o negão levaria uma surra histórica do argentino, tal qual levou numa eleição recente da FIFA.

Creio ter esclarecido e ilustrado a falta de credibilidade e a existente associação entre globoesporte.com e charlatanismo em enquetes. Portanto, não estranhem se o resultado apontar uma vitória de Zidane. Trata-se de mais uma vigarice da Venus Platinada, que volta a atacar em busca da audiência a qualquer custo.

2 comentários:

Anônimo disse...

irei acompanhar o portal 24hrs por dia para saber o resultado da enquete

Anônimo disse...

CHORA NÃO!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Postar um comentário