domingo, 8 de fevereiro de 2009

Gordo Por Ti Curintcha

A Rede Globo de Televisão exibiu neste domingo (8/2/2009), em seu programa dominical Esporte Espetacular, uma matéria em que o público brasileiro é questionado sobre quem foi melhor: Romário ou Ronaldo. É indubitável que essa tão descabida comparação tem como objetivo principal o amaciamento egolátrico da pisoteada e recém-rebaixada gentalha do Parque São Jorge que se vangloria por ter em seu time o comedor de travecos mais famoso do país. Não resta a menor dúvida quanto a isso. A Rede Globo, que vem falhando consecutivamente ao longo dos anos na estúpida tentativa de alçar o rebaixado clubeco paulista a um patamar no qual jamais mereceu estar, pelo visto, não pretende cessar as tentativas.

Tenho lido pela internet manifestações indignadas de torcedores - rubro-negros e de outras agremiações - a respeito de mais esse despautério concebido pela Vênus Platinada, o que me encorajou a colocar mais algumas questões além das que foram discutidas ao longo da semana. Vejamos: 

1.    Alguém já viu Romário se apaixonar tolamente e despender milhões de dólares em casamentos com piranhas rampeiras de quinquagésima categoria como a tal Cicarelli? 

2.    Já viram o filho do saudoso Seu Edevair ter crises convulsivas e cagar mole nas calças às vésperas de uma final de Copa do Mundo? 

3.    Por acaso lembram-se do crioulo marrento do Jacarezinho comer e ser extorquido por travestis?

4.    Lembram de ligações mais íntimas entre o Baixinho e os suspetíssimos Luciano Huck, Bruno De Luca e Galvão Bueno? 

Evidentemente que não. 

5.   Já viram Ronaldo fazer uma partida histórica pela seleção similar à de Romário no épico Brasil x Uruguai nas eliminatórias de 94? Ou uma que ao menos se aproxime? Jamais. 

6.    Os senhores já viram o amante da Andréia renunciar os milhões de dólares do Barcelona para voltar à pátria e jogar pelo clube do coração?
 

7.   Já viram o dentuço nascido em Sento Ribeiro demonstrar peito e culhão para encarar seus truculentos e selvagens perseguidores campais, tal qual fez o pai de Ivy ao comer (ou beber) Cafezinho na porrada em 97? Nunca. 

8.    O caríssimo leitor já presenciou Ronaldo carregar sozinho nas costas um time composto pelos inesquecíveis Márcio Santos, Dunga, Zinho, Mazinho e com valorosos suplentes do quilate de um Viola, Paulo Sérgio e Ronaldão? Evidente que não. 

Enterra-se aí qualquer debate. Não há embasamento fático ou plausível para tão descabida comparação. 

Romário é o melhor e mais completo centroavante da história.

1 comentários:

Unknown disse...

O comportamento fora de campo eu não discuto afinal estamos falando dos atletas Ronaldo e Romário e suas respectivas vidas pessoais não estão em julgamento aqui, pouco me interessa se o cara comeu um traveco ou se ele teve 10 filhos.
Agora concordo plenamente e sem sobras de dúvida que essa comparação é incabível, Romário foi muito mais jogador que o Ronaldo, o baixinho além de ser o rei da grande área era um bom cabeceador (apesar de sua baixa estatura) em seus bons tempos tinha uma arrancada mortal , foi artilheiro do brasileirão com mais de 40 anos (não lembro a idade ao certo, mas ele era velho p/ car@#$%) ganhou uma copa com uma seleção em que se salvava somente o ataque e o goleiro, era o tipo de jogador que não amarelava, podia passar 8 segundo com a bola no pé em uma partida mais era capaz de marcar 3 gols nesta mesma, tinha uma tranqüilidade cara a cara com o gol que dava raiva (era como se o cara não tivesse nervos) tem identificação com as torcidas dos times que passou, é ídolos todos eles e nunca traiu nenhum. E fazia tudo isso sem gostar muito de treinar.
Quanto ao Ronaldo não há dúvidas que foi um jogador fora de série e teve complicações em sua carreira como suas contínuas contusões e seu caso mal explicado na final da Copa de 98 (nada me tira da cabeça que o Brasil entregou aquele jogo) também fazia diferença em campo, chutava bem com as duas pernas, tinha uma ótima arrancada e dribles em velocidade (o baixinho também tinha nos seus bons tempo de juventude),porém Ronaldo sempre jogou ao lado dos melhores do mundo (afinal fazer a diferença em um time que tem Rivaldo, Zidane e outros não é a mesma coisa que fazer a diferença com companheiros como Júnior Baiano, Nélio, Odvan entre outros). Outros pontos contra Ronaldo é que ele não era um bom cabeceado e assim como Romário adorava a vida noturna, porém não rendia o mesmo que o baixinho em uma partida logo após uma noitada.


Por essas e outras é que não faz sentido uma comparação destas, e que uma enquête deste tipo é um apelo desesperado por audiência. Quem viu os dois jogar sabe que o baixinho não é chamado de “o cara” atoa e que fenômeno é um mero merchandising para vender chuteira e camisetas.

Postar um comentário